Dona Onete convida Otto em formato exclusivo de show para o Canto da Primavera 2016

Déborah Gouthier

A rainha do carimbó chamegado chega ao Canto da Primavera muito bem acompanhada. No dia 29 de outubro, Pirenópolis recebe Dona Onete, musa da música paraense, ao lado do pernambucano Otto, em uma apresentação para marcar essa 17ª edição do festival pelos ritmos do Norte e Nordeste do Brasil.

Aos 76 anos, Dona Onete é o símbolo da nova geração da música paraense. Cantora e compositora, ela inventou o carimbó chamegado, que é uma versão apimentada do já consagrado ritmo paraense. Em 2016, ela lançou Banzeiro, seu segundo disco (o primeiro é Feitiço Caboclo, de 2012, quando ela estreou como cantora profissional), que compõe o repertório do show preparado para

Pirenópolis, com algumas das canções que ganharam o respeito e a admiração de todo o país ao misturar os sons amazônicos com letras sensuais e apaixonadas.

Para representar a força musical de Dona Onete, uma superbanda vem acompanhando a cantora em suas apresentações – que alçam voo de Belém a Paris, do Rio de Janeiro a Nova York. Além do guitarrista Pio Lobato, verdadeiro talento da música paraense e que também assina a produção musical do show, se apresentam com ela o baterista Vovô, Breno Oliveira no contra baixo, JP na percussão amazônica, e Daniel Serrão no teclado e sax. E para ficar ainda mais animado, Dona Onete repete a experiência criada para o festival Mesa Brasil (MG) deste ano, convidando toda a musicalidade e pluralidade de Otto para o palco.

O músico recifense começou sua carreira como percussionista das bandas Nação Zumbi e Mundo Livre S/A, estreou na carreira solo com o disco Samba pra Burro (1998) e, desde então, não parou mais.

Suas canções são marcadas pelo resgate de ritmos brasileiros somados à música eletrônica, numa fusão de rock e mangue beat que arranca elogios dentro e fora do país.

No Canto da Primavera 2016, além da dobradinha para o show da noite de sábado, dia 29, Dona Onete também participa de roda de conversa sobre sua carreira musical e a cultura paraense, ao lado de Geraldinho Magalhães, empresário da cantora e de outros artistas como Maíra Freitas, que também se apresenta no festival. Roda de Conversa: Dona Onete (PA) e Geraldinho Magalhães (RJ)

Data: 29/10/2016
Horário: 10h
Local: Teatro Sebastião Pompeu de Pina
Show: Dona Onete (PA) convida Otto (PE)

Data: 29/10/2016
Horário: 23h20
Local: Palco Principal


Compartilhe!