Canto 2016 engaja profissionais e público por meio da sensibilidade e da emoção

Déborah Gouthier

São cerca de 40 atrações musicais, incluindo artistas nacionais e internacionais. Dez oficinas, além de rodas de conversa e palestras sobre o mundo da música. A previsão de público promete alcançar a capacidade máxima da cidade de Pirenópolis. E oito dias de um evento que só cresce e, ano após ano, se consolida no calendário artístico nacional.

Rafaella Pessoa

Rafaella Pessoa

Mas você já parou para pensar em quem ou em como se faz o Canto da Primavera? O Canto da Primavera é uma mostra nacional de música que vem sendo promovida pelo Governo do Estado de Goiás há 17 anos. Atualmente, ele é organizado por meio da Secretaria Estadual de Educação, Cultura e Esporte (Seduce) em parceria com Oscips – Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público. Assim, todo ano, um edital é aberto para a realização de concurso de projetos para a seleção de uma dessas organizações, que fica então responsável pela produção e execução do Canto.

Rafaella Pessoa

Rafaella Pessoa

Para concorrer, a Oscip precisa atender a critérios formais, mas também apresentar uma proposta técnica e artística interessante e viável para o evento. Neste ano de 2016, a vencedora do edital e, com isso, responsável pela produção do Canto é a Rede Sociocultural, que apresentou um projeto preocupado em ocupar a cidade de Pirenópolis por meio de polos de cultura, descentralizando a mostra e permitindo o engajamento e participação da população local.

Rafaella Pessoa

Rafaella Pessoa

Depois disso, em pouco tempo, o projeto é transformado em realidade e cada detalhe é pensado com cuidado. As atrações nacionais e internacionais são sugeridas pela Oscip, mas é a Seduce a responsável pela curadoria das atrações locais, por meio da publicação de outro edital para a participação de artistas de Goiás. Somando tantos artistas, é preciso, então, configurar uma programação que caiba (financeira e artisticamente) na proposta do evento.

Rafaella Pessoa

Rafaella Pessoa

Segundo Fernando Santos, diretor da Rede e coordenador geral do Canto 2016, o primeiro desafio de uma mostra desse porte é essa: formar um programa coeso e diverso, que surpreenda pela qualidade musical. “O grande diferencial dessa edição está bem representado na própria hashtag do evento (#encantoemcadacanto), pois estamos ocupando cada canto da cidade com alguma atividade do festival e, portanto, democratizando bastante o acesso do público”, afirma. No batente do Canto 2016, uma equipe de cerca de 50 pessoas vem trabalhando diariamente para que tudo corra bem em cada uma das apresentações.

Rafaella Pessoa

Rafaella Pessoa

Pela Oscip foram formadas uma direção técnica e uma direção artística e, a partir delas, se ramificam vários outros núcleos de serviços, que envolvem profissionais das mais diversas áreas, como: catering, receptivo, montagem, técnica de sonorização, iluminação e estrutura, comunicação, oficinas, limpeza e segurança. Sem contar todas as atividades e logísticas que envolvem a cidade, como alimentação, hospedagem, transporte, turismo, etc.

Rafaella Pessoa

Rafaella Pessoa

Tudo é produzido para atender as diversas demandas que envolvem a elaboração do festival, mas, principalmente a dos artistas – que querem se envolver, trocar conhecimentos, conhecer parceiros e incrementar suas redes – e a do público – que também quer se envolver, aprofundar conhecimentos, despertar emoções, apreciar atrações de qualidade e, claro, se divertir.

Rafaella Pessoa

Rafaella Pessoa

Por causa disso, toda a produção envolve dezenas de pessoas em um trabalho carinhoso e atento e que não pode, em nenhum momento, perder a sensibilidade. Nesta edição, pensando em todos esses detalhes, o Canto 2016 está sendo realizado em novo formato, dividido entre os dois últimos fins de semana de outubro, com mais oficinas e a descentralização das atividades do centro histórico para alcançar também a população que, usualmente, tem menos contato com essas atividades, reforçando a proposta de que a mostra fique na cidade e integre as pessoas por meio da arte e da música.

Aproveite para conferir e participar de tantos encantos, respirando música e primavera nesse Canto 2016.

Veja a programação completa em: http://canto2016.com.br


Compartilhe!